Às leitoras e aos leitores...

O intuito deste blog é facilitar a comunicação, fazendo circular a informação e promovendo conexões de idéias e pessoas que se interessam pela capoeira angola.
As opiniões são pessoais e, portanto, de minha inteira responsabilidade, não correspondendo necessariamente a qualquer posição oficial do Grupo Nzinga.
Peço licença às mestras e mestres, de hoje e de sempre, para humildemente participar nessa roda. Sou um aprendiz. Procurarei mantê-lo atualizado e espero que seja de algum jeito útil.
Um abraço!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Senhor São Bento

Outro dia um leitor anônimo perguntou se eu sabia o porquê de o toque de berimbau ser chamado São Bento.

Não sei. Mas fiquei curioso.

Realmente, esse santo, que é cultuado tanto por católicos quanto por cristãos ortodoxos, tem uma presença igualmente marcante na capoeira.

De chofre, além dos toques São Bento Grande, São Bento Pequeno, São Bento da Regional, entre outras variações, dá pra lembrar de um punhado de corridos:

Valha-me Deus, Senhor São Bento, buraco véi tem cobra dentro...

A cobra me morde, Senhor São Bento...

Ai ai, ai ai, São Bento me chama...

Fui pesquisar na internet, que é o mais fácil, até porque o que tenho de livros está ainda está encaixotado depois de uma mudança.

Além do mais, não me recordo de ter ouvido algo a respeito da boca de algum mestre.

Com a ajuda de outro "santo", o Google, achei uma crônica do Miltinho Astronauta de maio de 2005, intitulada "Papa Bento XVI e São Bento da Capoeira". Tá publicada lá no Portal da Capoeira.

Bem legal, mas que não ajudou a responder minha dúvida.

Também topei com o blog de um capoeirista chamado Felipe, apelido Salsicha, que treina no Grupo Abadá. Lá tem um pequeno texto, "São Bento e a Capoeira", em que ele levanta duas hipóteses sobre a origem da associação entre nosso santo e a capoeira.

A primeira possibilidade seria que os monges beneditinos, no tempo da escravidão, teriam sido "bons senhores", em comparação com outros, e seriam de certa forma homenageados por isso, com as referências ao santo da devoção deles. Segundo o Felipe, essa idéia dele tomou forma em conversas com dois monges da Ordem de São Bento do Rio de Janeiro.

Eu, francamente, acho improvável, pra dizer o mínimo. Falar em senhores benevolentes no Brasil escravista pra mim já é uma contradição em termos, um absurdo mesmo, ainda que os beneditinos assim possam gostar de se ver.

A outra hipótese do Salsicha é que São Bento seria conhecido por "afastar as desgraças corporais, além de proteger de agressões físicas".

Essa já é bem mais interessante.

Fuçando um pouco mais, acabei descobrindo que nas igrejas contam que certa vez monges inconformados com suas regras tentaram matar Bento por envenenamento. Porém, antes de beber o vinho que lhe ofereciam, ele abençoou o cálice, que imediatamente se quebrou em vários pedaços.

Em outra ocasião, o santo se livrou da morte ao recusar um pão também envenenado oferecido por um monge invejoso. Assim que fez o sinal da cruz, um corvo apareceu e levou o pedaço de pão embora.

Pra mim essa pode ser a senha pra desvendar nossa charada.

Tira a cobra do caminho meu Senhor São Bento...

Essa cobra é venenosa, tá querendo me morder...

Cobra coral, cobra coral...

Tá na cara! Ou não?

Tem bicho mais peçonhento que as serpentes?

Pode até ter, mas não no imaginário dos capoeiristas.

Então fico aqui pensando que não há mesmo de ser à toa que São Bento se tornou o santo protetor contra as víboras que vez por outra querem cruzar o nosso caminho e, se conseguirem, nos envenenar.

Pra completar, fiquei sabendo que tem uma medalha do santo. Para os devotos, ela serve de remédio contra males físicos e espirituais, de pessoas e animais. Além de trazê-la consigo, é comum enterra-la nas casas em construção, para o bem de quem ali for morar.

Talvez concordem que não é difícil associar esse poder da medalha a práticas e poderes bem próprios da religiosidade afro-brasileira e, por tabela, da capoeira. Quem tem alguma familiaridade com os fundamentos do candomblé vai saber do que estou falando.

Se tu pode com mandinga, carregue teu patuá...

Tudo isso, enfim, deve ter ajudado nesse reconhecimento, nessa adoção, nessa identificação de São Bento como protetor contra os males da peçonha, do ardil, da trairagem.

Essa é a Oração de São Bento:

A cruz sagrada seja minha luz
Não seja o dragão meu guia
Retira-te Satanás
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo o teu veneno

É isso. Não estou dizendo que essa é a verdade, mas...

Essa é minha opinião...

PS1 - Pessoal, esse é meu primeiro post depois de nove meses. Um parto! :) Fico feliz que o blog ainda assim já tenha tido quase 14 mil acessos desde outubro de 2008!! Agradeço demais as visitas e, ainda mais, os comentários. Pretendo retomar meus rabiscos com maior frequência a partir de agora. Ngunzo!!!

PS2 - As informações sobre São Bento foram tiradas do sítio http://www.cot.org.br/igreja/index.php.