Às leitoras e aos leitores...

O intuito deste blog é facilitar a comunicação, fazendo circular a informação e promovendo conexões de idéias e pessoas que se interessam pela capoeira angola.
As opiniões são pessoais e, portanto, de minha inteira responsabilidade, não correspondendo necessariamente a qualquer posição oficial do Grupo Nzinga.
Peço licença às mestras e mestres, de hoje e de sempre, para humildemente participar nessa roda. Sou um aprendiz. Procurarei mantê-lo atualizado e espero que seja de algum jeito útil.
Um abraço!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Frede Abreu

Uma das coisas que me motivaram a começar este blog é a vontade de ajudar a divulgar informações que acho interessantes, valiosas.

Tenho um bocado de material em casa: livros, artigos, matérias de revistas, entrevistas, etc.. São coisas que a gente vai juntando aqui e acolá, recebe de alguém, acha na internet, compra.
Então, vou usar este espaço para continuar garimpando nesse acervo. Não é nada de mais, mas pode ser útil para alguém.

Hoje escolhi falar de dois livros do pesquisador da capoeira Frede Abreu: "O Barracão do mestre Waldemar" e "Capoeiras: Bahia, século XIX". O primeiro é mais antigo, de 2003. Eu já tinha visto e até folheado um exemplar de um amigo meu, o Swai, mas só tempos depois vim a comprar. Comprei da mão do Mestre Lua Rasta, aqui mesmo em Brasília. Aliás, o mestre trouxe uma verdadeira quitanda da capoeira pra cá, com atabaques, berimbaus, livros, dvds, cds e mais.



Este Barracão é uma obra de fôlego. Bem pesquisado, escrito e ilustrado, é presença obrigatória em qualquer biblioteca sobre capoeira. O livro é um passeio pelas estórias da nata da capoeiragem baiana na primeira metade do séc. XX: além do próprio Waldemar da Liberdade, figuras como Nagé, Traíra, Caiçara, Maré, Cabelo Bom, Bimba, Noronha, Pastinha e Canjiquinha. Tem cada história de prender a gente na leitura. É começar e não querer mais parar. Uma verdadeira aula.

O segundo livro, Capoeiras, encomendei diretamente com o Frede, que me mandou o exemplar lá de Salvador. Esse, de 2005, veio para ajudar a preencher uma lacuna na historiografia sobre a capoeiragem baiana. Fruto de uma pesquisa invejável, esse trabalho esclarece muita coisa do período e, onde não é possível encontrar evidências, lança hipóteses convincentes. Imperdível.



É claro que elogiar o trabalho do Frede é chover no molhado. Todos conhecem sua competência. Ainda assim, queria compartilhar esses pensamentos com vocês.

7 comentários:

  1. Oi! Gostari perguntar si voce sabe por que os toques de berimbau chevan o nome "Sao Bento".

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Realmente uma boa pergunta...
    Fiquei curioso e fui pesquisar um pouco.
    O resultado está no post "Senhor São Bento".
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá estou pesquisando os capoeiras na "Bahia" é tema do meu TCC. E gostaria de saber sobre a acessibilidade dessas obras, se são obras que estão disponíveis no mercado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Primeiramentte parabéns pelo blog, bem interessante...
    Estou procurando o livro "O barracão de Mestre Waldemar" para comprar e não encontro em lugar nenhum, até mesmo pelo site que está indicado no próprio livro (zarabatana.com.br) não consegui.
    Vc sabe onde comprar?

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Mércia,
    A essa altura você já deve ter concluído seu curso..., mas enfim.
    Não sei exatamente a que obras se refere, mas certamente muita coisa está disponível de graça na rede mundial, por exemplo no Portal Capoeira e nos Arquivos do Teimosia (links acima, à direita). Dê uma olhada e veja se resolve.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Lucas,
    Sobre o "barracão", talvez entrando em contato com o próprio autor.
    O meu por acaso eu comprei de um "livreiro" muito especial, Mestre Lua Rasta, que trouxe dois exemplares na mala em uma rara passagem por Brasília.
    Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Por favor quero muito o livro do Barracão do Waldemar...Não acho em lugar algum!!!mMe ajude por favor!!!Marcia

    ResponderExcluir