Às leitoras e aos leitores...

O intuito deste blog é facilitar a comunicação, fazendo circular a informação e promovendo conexões de idéias e pessoas que se interessam pela capoeira angola.
As opiniões são pessoais e, portanto, de minha inteira responsabilidade, não correspondendo necessariamente a qualquer posição oficial do Grupo Nzinga.
Peço licença às mestras e mestres, de hoje e de sempre, para humildemente participar nessa roda. Sou um aprendiz. Procurarei mantê-lo atualizado e espero que seja de algum jeito útil.
Um abraço!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Herança kongo

Kongo foi um grande império da África Central, cobrindo a área onde hoje estão a República Democrática do Congo, o Congo-Brazzaville, Angola e Gabão.
Ali habitavam povos tais como os bakongo, os luba, os bemba, os lunda, os umbundo e os ovimbundo, dentre outros.
No geral, pode-se afirmar que esses povos compartilhavam não só uma jurisdição política, como membros ou tributários do Reino do Kongo, mas principalmente uma visão de mundo de tronco comum. E de além-mundo, vale destacar.
Durante muitos anos, um grande número de pessoas desses povos foi trazido para o Brasil, partindo de portos africanos como Luanda, Benguela e Pinda.
Dessa forma, como não poderia deixar de ser, herdamos deles diversas manifestações culturais, artísticas e espirituais.
Entre elas, provavelmente está a capoeira angola, que terá nos chegado em semente, na forma de danças e lutas rituais, tais como o ngolo, a dança da zebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário