Não sei. Mas fiquei curioso.
Realmente, esse santo, que é cultuado tanto por católicos quanto por cristãos ortodoxos, tem uma presença igualmente marcante na capoeira.
De chofre, além dos toques São Bento Grande, São Bento Pequeno, São Bento da Regional, entre outras variações, dá pra lembrar de um punhado de corridos:
Valha-me Deus, Senhor São Bento, buraco véi tem cobra dentro...
A cobra me morde, Senhor São Bento...
Ai ai, ai ai, São Bento me chama...
Fui pesquisar na internet, que é o mais fácil, até porque o que tenho de livros está ainda está encaixotado depois de uma mudança.
Além do mais, não me recordo de ter ouvido algo a respeito da boca de algum mestre.
Com a ajuda de outro "santo", o Google, achei uma crônica do Miltinho Astronauta de maio de 2005, intitulada "Papa Bento XVI e São Bento da Capoeira". Tá publicada lá no Portal da Capoeira.
Bem legal, mas que não ajudou a responder minha dúvida.
Também topei com o blog de um capoeirista chamado Felipe, apelido Salsicha, que treina no Grupo Abadá. Lá tem um pequeno texto, "São Bento e a Capoeira", em que ele levanta duas hipóteses sobre a origem da associação entre nosso santo e a capoeira.
A primeira possibilidade seria que os monges beneditinos, no tempo da escravidão, teriam sido "bons senhores", em comparação com outros, e seriam de certa forma homenageados por isso, com as referências ao santo da devoção deles. Segundo o Felipe, essa idéia dele tomou forma em conversas com dois monges da Ordem de São Bento do Rio de Janeiro.
Eu, francamente, acho improvável, pra dizer o mínimo. Falar em senhores benevolentes no Brasil escravista pra mim já é uma contradição em termos, um absurdo mesmo, ainda que os beneditinos assim possam gostar de se ver.
A outra hipótese do Salsicha é que São Bento seria conhecido por "afastar as desgraças corporais, além de proteger de agressões físicas".
Essa já é bem mais interessante.
Fuçando um pouco mais, acabei descobrindo que nas igrejas contam que certa vez monges inconformados com suas regras tentaram matar Bento por envenenamento. Porém, antes de beber o vinho que lhe ofereciam, ele abençoou o cálice, que imediatamente se quebrou em vários pedaços.
Em outra ocasião, o santo se livrou da morte ao recusar um pão também envenenado oferecido por um monge invejoso. Assim que fez o sinal da cruz, um corvo apareceu e levou o pedaço de pão embora.
Pra mim essa pode ser a senha pra desvendar nossa charada.
Tira a cobra do caminho meu Senhor São Bento...
Essa cobra é venenosa, tá querendo me morder...
Cobra coral, cobra coral...
Tá na cara! Ou não?
Tem bicho mais peçonhento que as serpentes?
Pode até ter, mas não no imaginário dos capoeiristas.
Então fico aqui pensando que não há mesmo de ser à toa que São Bento se tornou o santo protetor contra as víboras que vez por outra querem cruzar o nosso caminho e, se conseguirem, nos envenenar.
Pra completar, fiquei sabendo que tem uma medalha do santo. Para os devotos, ela serve de remédio contra males físicos e espirituais, de pessoas e animais. Além de trazê-la consigo, é comum enterra-la nas casas em construção, para o bem de quem ali for morar.
Talvez concordem que não é difícil associar esse poder da medalha a práticas e poderes bem próprios da religiosidade afro-brasileira e, por tabela, da capoeira. Quem tem alguma familiaridade com os fundamentos do candomblé vai saber do que estou falando.
Se tu pode com mandinga, carregue teu patuá...
Tudo isso, enfim, deve ter ajudado nesse reconhecimento, nessa adoção, nessa identificação de São Bento como protetor contra os males da peçonha, do ardil, da trairagem.
Essa é a Oração de São Bento:
A cruz sagrada seja minha luz
Não seja o dragão meu guia
Retira-te Satanás
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo o teu veneno
É isso. Não estou dizendo que essa é a verdade, mas...
Essa é minha opinião...
PS1 - Pessoal, esse é meu primeiro post depois de nove meses. Um parto! :) Fico feliz que o blog ainda assim já tenha tido quase 14 mil acessos desde outubro de 2008!! Agradeço demais as visitas e, ainda mais, os comentários. Pretendo retomar meus rabiscos com maior frequência a partir de agora. Ngunzo!!!
PS2 - As informações sobre São Bento foram tiradas do sítio http://www.cot.org.br/igreja/index.php.
Ate aonde sei, a medalha e usada para se proteger contra picada de animais peçonhentos, e como os capoeiras treinavam no mato, essa medalha seria sua proteção.
ResponderExcluirGavião.
Obrigado pela informação.
ResponderExcluirAcho que ela reforça a idéia do post.
Apenas ressalto que alguns pesquisadores vêm chamando a atenção para o fato de que a capoeira não surgiu exclusivamente no meio rural.
É claro que nas cidades do século dezoito o urbano e o rural estavam muito mais misturados do que hoje, mas o que eles afirmam é que pode ser enganosa aquela imagem tão difundida dos capoeiras fingindo estar dançando nas roças para enganar feitores.
Ou seja, não dá pra afirmar que "os capoeiras treinavam no mato".
Provavelmente eles "treinavam", ou seja, capoeiravam, tanto no mato quanto na praça, no cais, na bica, no largo da igreja, etc. etc.
Um abraço!
Muito bacana o post Haroldo. Sou devota de São Bento...z
ResponderExcluirabçs
Obrigado Priscila!
ResponderExcluirAbração
Grande Haroldo, benvindo de volta! Eu não sou devoto de S. Bento, mas deveria ser...
ResponderExcluirValeu Mestre!!!
ResponderExcluirAcho que seu santo de devoção não vai ficar aperreado dessa sua simpatia...
Abraço saudoso.
Gostei muito da linha de pesquisa. Não tinha essa dúvida, mas quando me foi sugerida, adotei-a. E aí sanaste-a. Dahora! Ngunzo!
ResponderExcluirGrande Aninha!
ResponderExcluirMuito obrigado. Fico feliz que gostou.
Bejão!
Fazia um tempão que eu não entrava no blog. Tá com um acervo muito legal! Vou continuar lendo. Sobre São Bento, o que sei sem saber citar fonte,é que ele era um santo protetor dos mateiros, vaqueiros e outros que andavam em mato, por ser protetor contra cobras. Sempre pensei que essa referência constante às cobras e sua sinuosidade, deslocar-se no chão etc. remetiam a São Bento. Além disso tem o sincretismo com Omolu/Kingongo... Não sei. Só pra colaborar. Abraço!
ResponderExcluirFala Derô, meu irmão!
ResponderExcluirObrigado pelo seu prestígio.
Interessante sua observação, que talvez até reforce minha linha de raciocínio, já como uma conseqüência da incorporação do santo ao imaginário popular e também ao sincretismo a que se refere. Concorda?
Forte abraço!
mestre muito bom seu post to com um blog e fiquei muito intereçada em pro alo d São bento que meu mestre comento cumigo, epsero que não se xateie mas peguei algumas ideias suas rsrs
ResponderExcluiraxé
Dandara'
escola de capoeira Filhos da Coral''
Olá Haroldo,
ResponderExcluirSou capoeirista e devota de São Bento. Sempre carrego a medalha comigo (serve mesmo como meu patuá) e acredito muito que a relação com a capoeira possa ser mesmo esse "poder" do Santo de se defender contra o mal. A madalha também carrega a idéia de que o mal que me deseja retornará para você mesmo. O que para mim faz com que esse Santo não se pareça nada católico e mais com as entidades dos negros...
Parabéns pelo blog.
Abraços,
Priscila
Oi Dandara,
ResponderExcluirQue bom que gostou do post. Fique à vontade pra usar, mas de preferência cite a fonte né? ;)
Abs
Legal Priscila,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário!!
Abs
EU SOU DEVOTO DE SÃO BENTO A ALGUM TEMPO, SO TENHO A AGRADECER A SÃO BENTO QUE PELOS PODERES DE DEUS E COM VOSSA INTERCESSÃO TENHO TIDO VITORIAS!
ResponderExcluirÓtimo post. Eu já havia pesquisado algumas coisas sobre a origem da utilização do nome de São Bento... mas gostei demais da parte ligada as vezes que ele se salvou de envenenamento. Post muito organizado e bem direto. Gostei mesmo! Parabéns pelo blog.
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